Seguidores

terça-feira, 26 de junho de 2012

Valdir Xavier. Poeta de Rondonópolis-MT



*Valdir Xavier

Mineiro da cidade de Tiros
Nasceu em 20.05.1937.
Filho de Herculano Rodrigues de Freitas e Paula Moraes Pesoa.
Chegou a Rondonópolis em 1986.
Poeta que tem facilidade de compor sobre o bucólico, o cotidiano urbano e rural.
Fonte de pesquisa e foto : http://www.derondon.com.br/personalidades/269/valdir-xavier
*Valdir Xavier  é uma pessoa que contribui com a cultura da cidade de Rondonópolis-MT, através da criação de suas poesias que abordam todos os seguimentos sociais, com temas variados e de fatos da atualidade.
Em 29 de março de 2012 o poetaValdir Xavier foi  homenageado pelo Rotary Clube Rondonópolis Leste com o troféu “Destaque Cultura”, que foi entregue durante reunião do clube de serviço . A honraria foi a primeira conferida dentro da proposta do Rotary Leste em proporcionar merecido destaque aos profissionais pioneiros da cidade que ainda estão, praticamente, no anonimato.
Ver artigo completo em: http://www.atribunamt.com.br/?p=100967 

*Valdir Xavier
Tudo é motivo para Valdir Xavier transformar em poesia: a ida ao trabalho, a conversa na rua, a ida à missa, os admiradores, cada detalhe da vida… Com 73 anos de idade, o mineiro de Tiros reside em Rondonópolis desde 1985. É viúvo há 24 anos e tem quatro filhos e cinco netos. Desde criança é um grande admirador de poesias e, principalmente, literatura de cordel. Lia e decorava tudo que via nessa área. Contudo, começou a escrever bem mais tarde: a partir de 1993, com a primeira publicação sobre a morte do piloto Ayrton Senna, em 1994, na extinta Folha de Rondonópolis. Ficou conhecido na cidade ao escrever nas páginas do A TRIBUNA. Escreveu seis livros. Constantemente é convidado a participar de palestras em escolas, faculdades e outros locais. Balanceiro de profissão e cruzeirense de paixão no futebol. “Para mim, acho que a poesia é uma doença. Escrevo de dia, de noite, de madrugada… Tenho isso no sangue. Caiu como uma luva para mim”, externa.
Fonte desta pesquisa: http://www.atribunamt.com.br/?p=79910
Longa Apresentação

O poeta Valdir Xavier apresentou durante a entrega do troféu “Destaque Cultura” a poesia “Longa Apresentação”, sendo esta um pequeno relato da sua trajetória poética na cidade. Confira a seguir:
Rotary Clube de Rondonópolis Leste
Com todos os seus integrantes
A marcha e o vosso progresso
Segue a passo de gigante
A cada reunião um projeto
É sucesso a todo instante
Não dá para descrever
Suas boas qualidades
Só vivem para fazer o bem
A toda humanidade
Que o diga as instituições
Aqui da nossa cidade
Eu sou o Valdir Xavier
O vosso humilde poeta
Porém a minha caneta
Sempre procurou ser discreta
Eu busco inspiração em Deus
Vou a Ele em linha reta
O que é bom já nasce feito
Comigo não foi assim
Só aos 56 anos de idade
Veio a inspiração para mim
Escrevi a primeira poesia
E ela saiu bonita sim
Quando o Airton Sena faleceu
O meu patrão me ordenou
Que escrevesse a sua morte
Eu recusei e ele falou
Que aquilo era uma ordem
Ainda bem que Deus me ajudou
Assim eu escrevi o grande ídolo
Minha primeira poesia publicada
Foi pela Folha de Rondonópolis
E foi muito badalada
E o A TRIBUNA se ofereceu
Para cobrir minha jornada
Participei de um concurso de poesias
Com seiscentos participantes
Fiquei em vigésimo quinto lugar
Classificação insignificante?
Mas vencer 575 concorrentes
Pra mim foi muito importante
A Comenda Daniel Martins de Moura
A mim foi oferecida
O Título de Cidadão Rondonopolitano
Também veio em seguida
E o de Cidadão Mato-grossense
Alegrou a minha vida
Agora sou homenageado
Pela bondade de vocês
Foi o senhor Carlos Eloi Prata
Que o grande convite me fez
Estou muito emocionado
Obrigado mais uma vez
Nasci em Tiros, Minas Gerais
Cidade pequenina e linda
Seus picos, montes e serras
Pra mim possui belezas infinitas
E se a morte não estiver com pressa
Eu sonho em voltar lá ainda!
Desculpem se me prolonguei
Mas achei que deveria contar
E se roubei vosso tempo
Espero que possam me perdoar
Estarei sempre à disposição
Precisou? É só chamar!
Valdir Xavier 27/03/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário