Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Poesias - Dia Nacional da Poesia. Alunos do 9º ano ( 3ª fase do 3º Ciclo )

Poeta é o que faz da poesia uma festa
Viaja no universo do verso, da prosa, da rima
E o seu texto... nunca termina
( R. Soares) 

Dia 14 de Março
Dia Nacional da Poesia ( Plano de aula ) 

Poesia. De uma forma mais simples para entender ,Poesia é a manifestação dos sentimentos e pensamentos expressos através da arte escrita
Plano de Aula
Conteúdo. Poesia
Matéria: Arte
Professor: Raimundo Soares de Andrade
Conteúdo da aula. Fazer poético. Criação de poesias
Objetivos: Ensinar significado  de Poesia
                  Estudar resumidamente alguns poetas Rondonopolitanos
                  Escrever algumas poesias em sala de aula ( Fazer artístico)
Tempo previsto  ( 2 aulas )
Materiais utilizados:
Caderno, papel, lápis comum
Referências Bibliográficas: 
Jornal A tribuna de 13 Mar 2011. Pag- A 7
( Artigo: Dia da poesia homenageia arte Literária)
Blog: prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/  ( Página: Poemas e Poesias )
Desenvolvimento: 
1- O tema será anotado no quadro e levado a uma breve reflexão do que vem a ser Poesia. escrever as melhores respostas obtidas
2- Apresentar artigo escrito no jornal e comentar sobre a importância da poesia na vida da comunidade
3- Comentar sobre os artistas ( Poetas ) locais e sua contribuição na vida literária da sua região ( País, Estado, Município )
Artistas locais representados no artigo:
1- Francisco de Assis da Silva: 47 anos , Primeiro Sargento do corpo de bombeiros
2- Fátima Dalava: 45 Anos, Escritora
3- Wilson Lemos: 78 Anos, Jornalista advogado e poeta
4- Gilson Lira: 63 Anos: Historiador e Filósofo
5- Valdir Xavier: 73 anos: Escritor, Poeta. ( escreveu 6 livros )
6 - Ailon do Carmo: 67 Anos: Historiador, Advogado, Radialista, Compositor e Poeta.
4- Fazer Poético. Levar a turma a cria a sua própria poesia
                               a) Fazer uma poesia
                               b) Tema livre - Escolha
                               c) Procure usar Rimas
                               d) Anotar: Nome, Sala e Turma
                               e) Escrever com letra legível e com boa ortografia

Avaliação.
Será avaliado pelo tema, a criatividade e o desenvolvimento do conteúdo

Obsevação
As poesias abaixo são resultado da aula prática sobre  o dia Nacional da poesia,
executada pelo Professor de Arte R. Soares em comemoração ao dia Nacional da Poesia.

Poesia: Nas páginas de um Jornal
( Poesia do Profº R. Soares , sobre o artigo do Jornal " A Tribuna")

Imagina que legal
Encontrei num Jornal
Um artigo sem igual
      Era tudo que eu queria
      Era sobre POESIA
      Me encantei logo à vista
      Foi melhor que uma revista
Minha aula começei
E " A Tribuna" eu usei
      Viajamos no artigo
      Na página do Jornal
      Comentar sobre os poetas
      Da cidade foi legal
Em Franscisco de Assis
Encontrei o que eu quis
E com Fátima Dalava
Poesia que me salva
      Com Wilson Lemos deslumbramos
      E à Gilson Lira, viajamos
      Com Ailom do Carmo me empolguei
      Com Valdir Xavier, me encantei.
Na hora da ação
Foi cheio de emoção
Cada aluno escrevendo
E a Poesia desenvolvendo
      O resusltado esperado
      Sei que ficou de bom agrado
        É só ler e conferir
      Pode chorar e até rir
O que mais vale, é a intenção
A Poesia é  criação, é ação
No espaço e no infinito
E não importa se é bonito

Turma 9º A
1 - Esperança ( Carolina Beatriz )
Eu gosto da cor verde
Cor verde é esperança
Me espere um pouquino
Porque ainda sou criança

2 - Amar ( Wesley Barbosa)
Multiplique as estrelas do céu
Pelas gotas do mar
Que não dá nem um pouco
O que eu posso amar

3 -  Amiga ( Ellen )
Sempre A
Sempre B
Sempre amigas
Até morrer

4 - Mengão ( Pedro Henrique )
Te amo, te amo, te amo
Te amo  meu mengão
Te amo, te amo, te amo
Do fundo do meu coração

5- Flamengo ( Israel )
Com A escrevo amor
Com P escrevo paixão
Com F escrevo Flamengo
Do fundo do meu coração

6 - Silêncio (Damarys )
No silêncio da noite
Penso em você
No pôr do sol
Preciso te ver
Acalma minha dor
Preciso do seu amor

7 - Com a vida ( Talita )
Com a vida apredi a amar
Com a vida aprendi a gostar
Com a vida aprendi a dizer
O quanto eu amo você

8 -  Amor ( Maiky R. )
Passei pela água e não me molhei
Passei pelo fogo e não me queimei
Passei por você e me apaixonei

9 - O mundo ( Matheus A. )
O mundo é vivo mas não e  imortal
O mundo é meu, o mundo é nosso
É nosso dever, deixá-lo viver
Não mate, não desmate
Faça o bem também você

10 - Porque te amo ( Bruna P. )
Eu te amo, por minha saudade
Te amo pela eternidade
Eu te amo pelo seu sorriso
Pois você é o meu paraiso

11 -  Lua e sol ( Leodenir )
Eu sou a lua, você é o sol
Você de noite é meu farol

12 -  Paixão por você ( Raynara)
Os seus olhos são azuis
Sua boca é vermelha
Você é minha paixão
Quero você a vida inteira

13 -  Jesus ( Wigor)
Com A escrevo amor
Com P escrevo paixão
Com J escrevo Jesus
Do fundo do meu coração

14 -  Amor ( Diogo Vilela )
A rosa é vermelha
O mar é azul
Nada descreve
O meu amor por tu

15 -  Meu coração ( Jéssika N. )
Meu coração é fechado
Pra sentir o que é amor
Porque me magoaram
Meu coração se fechou


Turma 9º B
1 - Luz e caminho ( Camila )
Há uma luz em meu caminho
Há uma paz em meu ser
Quando sinto teu carinho
Esqueço tudo só lembro de você

2 -  Futebol ( Jackson Inácio )
Futebol é arte
Que expressa sua vontade
Quem essa arte quer viver
É só praticar pra saber

3 - São Paulo ( Kaio Vinícios )
O São Paulo é um grande time
Joga com amor e raça
Tem uma bela e grande torcida
Joga por aquele que te abraça

4 - Primavera ( Alline)
É primavera!
As flores vão desabrochando
Os pássaros vão voando
E a alegria se espalhando

5 - Música ( Sara )
Música é inspiração
Que vem de dentro da alma
De nosso coração

6 - A vida ( Murilo )
A vida é feita pra viver
O amor é feito para amar
Mas só quem ama
Consegue alcançar

7 - Amizade ( Wesley Lima)
Com A escrevo amor
Com B escrevo bondade
Com C escrevo certeza
Da sua amizade

8 -  Sozinho ( João Vitor )
Quando estou sozinho
Penso em ti meu amorzinho

9 - Recreio ( Allan C )
A hora do recreio vai chegando
E a minha barriga  vai roncando

10 -  Inverno ( Letícia )
É inverno
As flores vão murchando
O frio está chegando
E todos se agasalhando

Um comentário:

  1. Como estes alunos estão poéticos parabéns, continuem assim, pois só o amor, a paz e facilidade fazem a gente Feliz, e gente feliz aprende com mais facilidade.

    ResponderExcluir