Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Poesias - Dia Nacional da Poesia. Alunos do 6º ano ( 3ª fase do 2º Ciclo )

Deixar a poesia somente na mente
Me faz ser quem não sou, inexistente!
Escola Est. Eunice Souza dos Santos
Alunos do 6º Ano ( A,B,C,D)
Dia 14 de Março
Dia Nacional da Poesia ( Plano de aula ) 
Poesia. De uma forma mais simples para entender ,Poesia é a manifestação dos sentimentos e pensamentos expressos através da arte escrita
Plano de Aula
Conteúdo. Poesia
Matéria: Arte
Professor: Raimundo Soares de Andrade
Conteúdo da aula. Fazer poético. Criação de poesias
Objetivos: Ensinar significado  de Poesia
                  Estudar resumidamente alguns poetas Rondonopolitanos
                  Escrever algumas poesias em sala de aula ( Fazer artístico)
Tempo previsto  ( 2 aulas )
Materiais utilizados:
Caderno, papel, lápis comum
Referências Bibliográficas: 
Jornal A tribuna de 13 Mar 2011. Pag- A 7
( Artigo: Dia da poesia homenageia arte Literária)
Blog: prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/  ( Página: Poemas e Poesias )
Desenvolvimento: 
1- O tema será anotado no quadro e levado a uma breve reflexão do que vem a ser Poesia. escrever as melhores respostas obtidas
2- Apresentar artigo escrito no jornal e comentar sobre a importância da poesia na vida da comunidade
3- Comentar sobre os artistas ( Poetas ) locais e sua contribuição na vida literária da sua região ( País, Estado, Município )
Artistas locais representados no artigo:
1- Francisco de Assis da Silva: 47 anos , Primeiro Sargento do corpo de bombeiros
2- Fátima Dalava: 45 Anos, Escritora
3- Wilson Lemos: 78 Anos, Jornalista advogado e poeta
4- Gilson Lira: 63 Anos: Historiador e Filósofo
5- Valdir Xavier: 73 anos: Escritor, Poeta. ( escreveu 6 livros )
6 - Ailon do Carmo: 67 Anos: Historiador, Advogado, Radialista, Compositor e Poeta.
4- Fazer Poético. Levar a turma a cria a sua própria poesia
                               a) Fazer uma poesia
                               b) Tema livre - Escolha
                               c) Procure usar Rimas
                               d) Anotar: Nome, Sala e Turma
                               e) Escrever com letra legível e com boa ortografia

Avaliação.
Será avaliado pelo tema, a criatividade e o desenvolvimento do conteúdo


Obsevação
As poesias abaixo são resultado da aula prática sobre  o dia Nacional da poesia, executada pelo Professor de Arte R. Soares em comemoração ao dia Nacional da Poesia.

Poesia: Nas páginas de um Jornal
( Poesia do Profº R. Soares , sobre o artigo do Jornal " A Tribuna")

Imagina que legal
Encontrei num Jornal
Um artigo sem igual
      Era tudo que eu queria
      Era sobre POESIA
      Me encantei logo à vista
      Foi melhor que uma revista
Minha aula começei
E " A Tribuna" eu usei
      Viajamos no artigo
      Na página do Jornal
      Comentar sobre os poetas
      Da cidade foi legal
Em Franscisco de Assis
Encontrei o que eu quis
E com Fátima Dalava
Poesia que me salva
      Com Wilson Lemos deslumbramos
      E à Gilson Lira, viajamos
      Com Ailom do Carmo me empolguei
      Com Valdir Xavier, me encantei.
Na hora da ação
Foi cheio de emoção
Cada aluno escrevendo
E a Poesia desenvolvendo
      O resusltado esperado
      Sei que ficou de bom agrado
      É só ler e conferir
      Pode chorar e até rir
O que mais vale, é a intenção
A Poesia é  criação, é ação
No espaço e no infinito
E não importa se é bonito

Turma 6ª A
1- Natureza (  Vitória Carvalho )
Deus quando criou o mundo
Começou pela natureza
Criou o homem
Para contemplar sua beleza

2 -  Deus ( Geyciane Santos)
Deus é minha vida
Deus é meu coração
Deus é mina paixão
Glória Deus, glória  meu Senhor
Glória Deus, meu Salvador

3 - Vento em pêlo ( Andressa M )
O deserto é filho único
Como eu
Passei a infância a sós
Com minha vaidade
Quis ensinar o vento a galopar
A montar, com as duas perna de um lado
Mas, ele corria
Mais do queo cavalo

4-  Borboletas ( Kamila)
Borboleta colorida
Vive num jardim, cheio de orquídea
Borboleta florida
É a borboleta da minha vida
Borboleta do amor
Tem cheiro de flor
Borboleta do jardim
tem cheiro de jasmim

5 - Floresta ( Rita Gabrieli)
Era uma bela manhã de sábado
Fui pegar meu machado
Para no fogão por fogo
Com a lenha retirada
Da minha floresta amada
Linda floresta que nos dá vida
Que nos dá respiração
Que faz bater... o coração

6 - O Amor (  Betariz Carvalho )
Ninguén sabe nem conhece
O meu enorme amor
Mostra! mostra caro amigo
O meu valor
Ninguém nota, ninguém olha
Minha vida de encantador
Mostra logo meu encanto
Mostra logo meu amor




Turma 6ª B
1- Caminhos (  Raquel )
Dos caminhos que andei
Das pessoas que encontrei
Você é uma delas
Que jamais esquecerei

2 -   Deus é tudo ( Mislaine)
Deus é tudo, Deus é mar
Sei que Ele nunca vai
deixar de me amar

3 -  Poeta (   Thailene )
Queria ser um poeta
Mas, um poeta não posso ser
O poeta pensa em  tudo
E eu só penso em você

4  - Olhos de rubi (   Ianca  )
Dorme menininha
Papai está aqui
Enfeita a noite preta
Com olhos de rubi

5 - Você brilha ( Tayane)
Você brilha como o sol
Seu cabelo é luar
Você é estrela que Deus
Fez ao te criar

6 - Pedido    (  Herica   )
Se você   me pedir a lua
A lua eu vou buscar
Se você me pedir as estrelas
As estrelas eu vou pegar
Mas em troca faço um pedido
Perto de você quero ficar

7- Coração ( Ariadna )
Com A escrevo amor
Com P escrevo paixão
Com R escrevo Raimundo
Do fundo do meu coração

8 - Amizade ( Karina)
As folhas caem
São levantadas pelo vento
Espero que nossa amizade
Não seja levada pelo vento

Turma 6ª C
1 -  A arte ( Gleisiellen )
A arte pode ser um temporal
Falando sobre uma pessoa legal
A arte pode me provocar
Apenas para me alegrar

2 -  Minha manhã ( Rafael Henrique B )
Todo dia, acordo com lazer
A alegria vem aparecer
Todo dia acordo na minha cama
Quando olho, estou de pijama

3 - Amizade ( Luiz Carlos)
Muita gente é legal
Mas, te outros bem cara de pau
A vida é cheia de razões
Por amigos, enfrento leões

4 -  Poesia ( Letícia)
Poesia e amizade
É igual a café
Quando esfria...
Ninguém quer

5 - Papel quadriculado ( Beatriz )
Nossa vida é uma conta
Num papel quadriculado
Tem gente que fica tonta
sem chegar ao resultado

Turma 6  D

1- Beija -flor ( Wender)
Queria que meu amor
Fosse uma flor
Para que eu fosse um beija-flor
Pra beijar o meu amor


2 - Passarinho ( Ana Briza )
Se eu fosse um passarinho
Voaria pelo espaço
Beijaria sua boca
Dormiria nos seu braços

3 - Amorosidade ( Heloysa V )
Meu nome é amor
Meu sobrenome é viver
Meu destino é sonhar
Meu sonho é você

4 -  Doideira ( Dandry)
Doideira  é de doido
Doideira é de amor
Doideira  é de felicidade
Doideira é de tudo
É doideira de verdade

5 - Felicidade ( Wendher )
Felicidade é tudo que existe
Nunca te esquecerei
E sempre te amarei

6 -  Jesus ( Gabrielle )
Jesus, Jesus, Jesus
Minha vida meu luar
Me faz voar alto
Que eu quero sonhar

7 - Brasil ( Taynara )
Sou do Brasil, sou brasileiro
Terra bonita de se ver
Gosto muito do meu Brasil
E tenho orgulho em dizer
Os jogos da copa do mundo
O Brasil tem que vencer

8 -  Fantasia ( Caio dos Santos) 
Sou uma fantasia
Qe você olha todo dia
Quado tiro a máscara
Você me oha e me abraça

9 -  Paisagens ( Amanda Sara)
O ar e o mar, a terra e a floresta
As árvores  e as pastagens
Animais e vegetais
As paisagens são assim
Lindas e sem fim

10 - Motivos ( Sarah V )
Não quero que penses em mim sem motivos
Mas faça de mim, o motivo de seus pensamentos

11 -  Flores ( Hyngrid de Jesus )
Tem flores no Jardim
Mas não estão pra mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário