Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Poesias - Dia Nacional da Poesia. Alunos do 7 ano ( 1ª fase do 3º Ciclo )


Deixar a poesia somente na mente
Me faz ser quem não sou, inexistente!

Dia 14 de Março
Dia Nacional da Poesia
 ( Plano de aula ) 
Poesia. De uma forma mais simples para entender ,Poesia é a manifestação dos sentimentos e pensamentos expressos através da arte escrita
Escola Est. Eunice Souza dos Santos
Plano de Aula
Conteúdo. Poesia
Matéria: Arte
Professor: Raimundo Soares de Andrade
Conteúdo da aula. Fazer poético. Criação de poesias
Objetivos: Ensinar significado  de Poesia
               Estudar resumidamente alguns poetas Rondonopolitanos
               Escrever algumas poesias em sala de aula ( Fazer artístico)
Tempo previsto  ( 2 aulas )
Materiais utilizados:
Caderno, papel, lápis comum
Referências Bibliográficas: 
Jornal A tribuna de 13 Mar 2011. Pag- A 7
( Artigo: Dia da poesia homenageia arte Literária)
Blog: prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/  ( Página: Poemas e Poesias )
Desenvolvimento: 
1- O tema será anotado no quadro e levado a uma breve reflexão do que vem a ser Poesia. escrever as melhores respostas obtidas
2- Apresentar artigo escrito no jornal e comentar sobre a importância da poesia na vida da comunidade
3- Comentar sobre os artistas ( Poetas ) locais e sua contribuição na vida literária da sua região ( País, Estado, Município )
Artistas locais representados no artigo:
1- Francisco de Assis da Silva: 47 anos , Primeiro Sargento do corpo de bombeiros
2- Fátima Dalava: 45 Anos, Escritora
3- Wilson Lemos: 78 Anos, Jornalista advogado e poeta
4- Gilson Lira: 63 Anos: Historiador e Filósofo
5- Valdir Xavier: 73 anos: Escritor, Poeta. ( escreveu 6 livros )
6 - Ailon do Carmo: 67 Anos: Historiador, Advogado, Radialista, Compositor e Poeta.
4- Fazer Poético. Levar a turma a cria a sua própria poesia
                               a) Fazer uma poesia
                               b) Tema livre - Escolha
                               c) Procure usar Rimas
                               d) Anotar: Nome, Sala e Turma
                               e) Escrever com letra legível e com boa ortografia

Avaliação.
Será avaliado pelo tema, a criatividade e o desenvolvimento do conteúdo

Obsevação
As poesias abaixo são resultado da aula prática sobre  o dia Nacional da poesia, executada pelo Professor de Arte R. Soares em comemoração ao dia Nacional da Poesia.

Poesia: Nas páginas de um Jornal
( Poesia do Profº R. Soares , sobre o artigo do Jornal " A Tribuna")

Imagina que legal
Encontrei num Jornal
Um artigo sem igual
      Era tudo que eu queria
      Era sobre POESIA
      Me encantei logo à vista
      Foi melhor que uma revista
Minha aula começei
E " A Tribuna" eu usei
      Viajamos no artigo
      Na página do Jornal
      Comentar sobre os poetas
      Da cidade foi legal
Em Franscisco de Assis
Encontrei o que eu quis
E com Fátima Dalava
Poesia que me salva
      Com Wilson Lemos deslumbramos
      E à Gilson Lira, viajamos
      Com Ailom do Carmo me empolguei
      Com Valdir Xavier, me encantei.
Na hora da ação
Foi cheio de emoção
Cada aluno escrevendo
E a Poesia desenvolvendo
      O resusltado esperado
      Sei que ficou de bom agrado
      É só ler e conferir
      Pode chorar e até rir
O que mais vale, é a intenção
A Poesia é  criação, é ação
No espaço e no infinito
E não importa se é bonito

Turma 7ª A
1- Limão ( Matheus Afonso )
O limão é tão azedo
Que eu não posso chupar
Sua boca é tão doce
Que só eu posso beijar

2- Sem Deus eu não sou nada ( Milena )
Onde há fé, há amor
Onde há amor, há paz
Onde há paz, Deus está
Onde Deus está
Nada me faltará

3-  Gatinha ( Gabriel Cordeiro)
Fui na fazenda 
Tentar te esquecer
Vi uma gatinha
E lembrei-me de você

4- Poesia ( Gabriel Romero )
Desde o sol a brilhar
Até a lua a iluminar
Eu sempre vou rimar
Com as minhas emoções 
A ti emprestar

5 -  Te esquecer ( Luan)
Subi numa montanha
Tentar te esquecer
Vi uma estrela no céu
Lembrei-me de você

6- Abc ( Rayane)
Quando era pequenina
Aprendi o abc
Agora que sou grande
Aprendi amar você

7 -  Loucura do amor (Maria Isabela)
Se amar é loucura...
Sou uma louca sem cura

8-  O poeta ( Vanessa)
O poeta precisa de amor
O poeta precisa de paixão
Para  que escreva um poema
do fundo do coração

9 - Seu coração ( Joyce)
Queria ser uma formiguinha
Daquela que fura o chão
Para eu furar seu peito
E roubar seu coração

10 -  A poesia ( Shirley)
A poesia é amor
A poesia é paixão
A poesia dentro de mim
Bate que nem meu coração

11- Amizade do amigo ( Vithória Beatriz)
Amigo que está sempre comigo
Amigo em qualquer lugar
No coração , amigo é seu lar
Confia nele, ele vai te ajudar
Esse é Jesus Cristo
Ele veio te salvar 



Turma 7ª B
1- A Natureza ( Gustavo Morais)
A Natureza pede socorro
Pede socorro pela vida
Porque ela não quer morrer
De uma morte tão sofrida


2- Educado ( Lorena )
Se você for educado
Mostre sua educação
Não mexa nesse coração
Sem a minha autorização

3- Passos ( Lucas dos Santos)
Dos passos que eu dei
Dos pessoas que eu encontrei
Você é uma delas
Que jamais esquecerei

4- Amor ( Sabrina )
A natureza é igual a fonte de amor
O amor é igual a beleza do universo
O universo é igual a poesia
A poesia é igual ao coração
O coração é igual ... ao deserto

5- Lugar ( Matheus borges )
Vejo a lua, vejo o luar
Olho pra você em primeiro lugar

6- Lua e Sol ( Letícia )
Se a lua fosse sol
E o sol  fosse a lua
Meu amor meu amorzinho
Eu seria toda sua

7 -  Meio ambiente ( Lavínia )
Observe o meio ambiente
Veja que ele não está contente.
As queimadas a poluição
Oh! que escuridão

Turma 7ª C

1 - Abraços ( Andrew )
Mil abraços pra te dar
Mil poesias para dizer
Ainda é pouco para expressar
O quanto gosto de você

2 -  Viagem ( Isabelly)
Ano passado fui em Cuiabá
Chegando lá, não achei os carajás
Depois fui em um rio
Que  estava frio
E fui em uma escola
Que não tinha coca-cola

3 - Maria ( Esron)
A de abelha
B de botão
M de Maria
do meu coração

4 - Amor inconsequênte ( Jhennifer )
Um amor inconsequênte
Apareceu de repente
Machucou muita gente
...Se tornou inocente

5 - A criança ( Hingridy )
Ao passar na calçada
Vi uma criança desesperada
Toda suja e rejeitada

6 -   Vida (Matheus Garcia )
Que no baile da vida
Jesus siga sempre sua vida

7 - Ser tudo ( Katiane)
Eu queria ser tudo
Mas tudo, eu não sou nada
Porque eu sou apenas
Uma jovem apaixonada

8 - Fogo do amor ( Katiele )
Tem o fogo do amor
Tem também o da Paixão
Mas em qualquer um deles
Fica só meu coração

9 -  Jóia rara ( Helisson )
Jóia rara
Linda como uma flor
Lindo e belo
Como um toque de ferro
Lindo e  sutil
Como um olhar de anil

10 -  Gostar (  Joab )
Gosto da laranja
Gosto do limão
Mas quero sempre você
Bem no meu coração

11 -  O Amor ( Sarah Pantz)
O amor torna a gente inocente
Porque ele mente
A gente cai na sua rede
Porque ele da sêde

12 - Menina (Brener)
Você é dez
Você é mil
Você é a menina
Mais bonita do Brasil

13 - Os olhos do meu gato ( Andressa G. )
Os olhos do meu gato
É um barato

14 -  Ser jovem ( Jorel )
Ser jovem é bom e gostoso
Ser jovem é maravilhoso
Ser jovem é descobrir o amor
É ser legal
Ser jovem é ter amigos
É ser especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário