Seguidores

quinta-feira, 14 de julho de 2011

BLOGs à serviço da Educação



BLOGS, À SERVIÇO DA EDACAÇÃO.
Esse universo fascinante do blog aproxima informações, cria hábitos e desenvolve concepções acerca de tudo que se possa imaginar. Como pessoa, foi uma das melhores formas que encontrei de divulgar todo o meu trabalho, assim como trocar imensas experiência ligadas a arte, música, religião entre outras. Aprender sobre essa ferramenta da rede mundial é de suma importância a qualquer escola e educador. A idéia da publicação desse artigo veio com a realização da tarefa do curso que estou fazendo no Eproinfo. Gostei do site pesquisado do mec e achei  de exprema relevância e muito interessante para postar no blog. R. Soares. ARTE-EDUCADOR
O que são os BLOGS ?
Os Blogs são páginas pessoais, em formato de diários, atualizadas a qualquer momento, trazendo links para outros blogs do dia-a-dia ou temas específicos, como cinema, arte música, educação e gira em torno de comentários sobre atualidades trazendo mais cor, expressão, identificação e individualidade à Internet
        É a abreviação da palavra Weblog (rede, teia) e Log (registro); Os Weblogs são feitos no meio on-line, e os usuários que mantém esses registros na Internet são chamados de “blogueiros”.
No que consistem?
        Weblogs, ou blogs, consistem em publicações de conteúdos como textos, links, fotos, poesias, déias, piadas, notícias etc... de forma cronológica como um jornal, ficando arquivado por um período determinado, através do próprio browser tornando-se mais fácil criar e publicar uma página Web como espaço pessoal,  que faz do weblog mais de uma ferramenta tecnológica, mais uma forma de inclusão na comunidade Web.
Como são compostos?
        Composto por pequenos parágrafos, segue uma linha de tempo, como um fato após o outro, semelhante a uma home page, mas com a vantagem de veiculação da informação em tempo real, numa maior possibilidade de interação com o leitor , que pode emitir sugestões, comentários, críticas e mandar recados, enfim tudo o que a imaginação do autor permitir; Os blogs também são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através de e.mail ou grupos de discussão; Muitos  são pessoais,  intimistas, veiculam idéias ou sentimentos do autor, alguns são voltados para diversão e outros para o trabalho, mas também tem aqueles que misturam tudo. Mas, em geral, enfocam um tópico ou área de interesse para quem os escreve.

Qual a importância e significado do BLOG, para educadores e estudantes?

        Tim Berners-Lee’s, inventor da Web, em 1997 comentou aos membros da World-Wide Web consortium (WC3), que “A Web deve ser um meio para a comunicação entre povos: uma comunicação que produz conhecimento compartilhado.”
 Contribuições e suportes para a Educação
        Os Weblogs podem dar suporte a Educação de várias formas, como um jornal acadêmico, um espaço de reflexão e discussão dos estudantes, uma forma de construir conhecimento  de  forma  autônoma  e  coletiva (colaborativa),  uma ferramenta  para estimular e  registrar pesquisas, uma memória coletiva  para equipes remotas ou não, bem como uma orientação para um estudante  novo. Ainda, mesmo que todo o seu potencial não seja explorado ao máximo, pode-se utilizá-lo para fornecer o  conteúdo  de  um  curso e  suas  atualizações, pois  os professores podem publicar e atualizar materiais com mais facilidade, eficiência e flexibilidade.

BLOG: Diário de aprendizagem na rede.
        O Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários.

        Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos  pela  turma, durante os projetos de estudo, sendo  possível  enriquecer os relatos com  links, fotos, ilustrações e sons; Os professores acompanham e orientam as pesquisas abrindo novos canais de comunicação e  incentivando, com  isso,  o  convívio e aprendizagem das tecnologias envolvidas, convidando os  alunos para  criarem juntos o blog da turma.
        Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os “objetivos”do blog - pode ser feito coletivamente.
        Se cada educando colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia; É bom lembrar que os servidores tiram do ar os blogs que ficam muito tempo sem atualizações.

        E o educador? Ele também teria acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nessa relação, passando a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses.
Tudo isso vale também para o professor, seja como for, levar o recurso de blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática. Os blogs são um símbolo do caráter democrático e plural da internet.
Sites de hospedagem gratuita de blog
www.uniblog.com.br
www.blogger.com.br
www.terra.com.br
Fonte de pesquisa:
http://webeduc.mec.gov.br/webquest/

Nenhum comentário:

Postar um comentário