Seduc e parceiros debatem a educação integral nas escolas
Fotos: R. Soares ( Escola Eunice)
As perspectivas e os desafios da educação integral são temas de discussões de cerca de 500 profissionais da educação em Mato Grosso. Eles participam do evento que reúne gestores de 125 escolas da rede estadual, de 17 municípios, onde o Programa Mais Educação foi implantado. A solenidade de abertura foi realizada na manhã de desta quarta-feira (25.05), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A reunião é organizada pela Superintendência de Educação Básica (Sueb), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE).
A secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, fez uma breve avaliação sobre a mudança das políticas públicas voltadas à educação integral no país durante abertura do evento. “Por mais de 500 anos não se pensou na educação de maneira integral, na permanência do estudante por mais de 4 horas, no ambiente escolar, mas fora da sala de aula. Essa não era uma política do país. Sei que ainda estamos deixando muito a desejar, mas não estamos falando mais somente de aprender Português, História. É nosso papel integrar ações, atividades lúdicas, complementares. Temos de garantir que o aluno venha para escola e que ele goste de ficar nela”.
Ela reconhece ainda que progressos devem ser feitos para ampliação e criação de espaços adequados para o desenvolvimento das oficinas e permanência desses estudantes. “Mesmo que utilizando uma estrutura precária, a escola exerce esse papel de proteger, de criar oportunidades”.
O Projeto Mais Educação - criado pelo Ministério da Educação e executado em parceria com a Seduc - prevê a permanência dos estudantes por até sete horas nas unidades escolares participando de oficinas nas áreas de Linguagem, Ciências da Natureza, saúde, práticas desportivas, educação ambiental, dentre outras. Pelo Programa, quem estuda no período matutino fica mais três horas na escola, no período vespertino e vice-versa.
“O Mais Educação transcende a sala de aula e a escola é uma porta de oportunidades. Posso dizer isso porque venho de escola pública do campo, sou filha de trabalhadores rurais, e hoje tenho duas faculdades. Sabemos que estamos trabalhando para ampliarmos os investimentos que a educação em período integral merece. Hoje, o MEC investe R$ 4.195,710,00 só no pedagógico, isso sem contar a contrapartida da Seduc. Sabemos que temos ainda muitas crianças excluídas, oriundas de famílias que recebem até um salário mínimo por mês, mas é fato de que a mudança vem acontecendo e que houve ascensão de milhares de pessoas" A avaliação é da secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Resende. Ela ainda pontuou que a escola possui participação ativa no processo, contínuo e complexo, de crescimento dos cidadãos. "Somos educadores, somos os grandes protagonistas desse processo, fazemos toda a diferença".
Ainda no período da manhã, o consultor do MEC, João Alberto Chagas Lima, informou que atualmente 43 universidades atuam nas discussões sobre a implantação da educação em período integral, visando o objetivo da meta proposta de alcançar 50% das escolas brasileiras ofertando as atividades em período integral de maneira a ofertar atendimento a criança e jovem em toda sua amplitude.
Ele anunciou ainda que para o mês de junho, o MEC fará a liberação das verbas de financiamento as atividades destinadas ao atendimento por dez meses. “Ou seja, as escolas já poderão realizar o planejamento de 2012 porque não estará descoberta de recursos”.
A relatora do Mais Educação em Mato Grosso, Simone Cristina Rubim Ferreira, da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, explica que a reunião realizada com os gestores tem como objetivo tirar as dúvidas sobre o desenvolvimento das ações, repassar encaminhamento e proporcionar o debate sobre as oficinas e resultados obtidos.
Para tratar sobre o tema estão programadas palestras com Jaqueline Moll, do Ministério da Educação (MEC) e Andréa Fetzner e Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira, do Ministério dos Esportes.
Fonte de Pesquisa:
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário