Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Valcides Barbosa Arantes.Artista Autodidata de Rondonópolis-Mt

Valcides Barbosa Arantes

Artista autodidata de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.é de São José dos Quatro Marcos MT, em 1968, com cinco anos já estava em Rondonópolis. Ex-fuzileiro naval, sujeito prático, segundo a crítica de arte Aline Figueiredo, o artista leva o seu fazer artístico com determinação desde quando iniciou em 1995. “Sem das telas e do papel, com alegria e bom humor procura sua própria identidade, e isso tudo aparece nos trabalhos. Quase caricato o seu desenho é irreverente. Os temas são variadissimos, assim como as dimensões das telas. Ele faz de tudo um pouco: telinhas, postais, camisetas. Os assuntos da cultura popular prevalecem nos trabalhos. Toalhas de mesa, a poética geometria das colchas de retalhos. “Envolvo o regional com um sentido universal. Gosto muito do trabalho do Picasso. A colcha de retalho é uma influência que vêm desde os sete anos.
Valcides participou da mostra Grande Olhar com um painel na mercado do Porto. Este trabalho reuniu alguns dos principais artistas de Cuiabá como: Gervane de Paula, Benedito Nunes, e Dalva de Barros. Ele já realizou individual no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, na sala Chaves Pinheiro, mostra intitulada “Eu vim de lá, venha me olhar”. Valcides Arantes mantém um ateliê próximo à Secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis-MT
Suas pinturas retratam as dificuldades naturais da vida nas cidades do interior do Brasil. Toda a sua inspiração vem da alma, do brincar com as cores, e na verdade, nada está programado. As paisagens coloridas e personalidades do seu país (Brasil)são refletidas nas suas pinturas. A partir de Mato Grosso, o artista valoriza a  beleza regional e aspectos peculiares do Pantanal (a famosa reserva natural).
Seus trabalhos mostram a vida nas ruas e rios do Brasil. Bicicletas a mostrar o caminho como principal transporte de frutas, flores e pão, que dão o movimento das pinturas. Ele fornece um vislumbre da vida em que o autor cresceu. Quando olhava para sua mãe lavando a roupa é um exemplo da sua inspiração.
O observador vai perceber que são atraídos para as suas pinturas. Apenas para os animais. A decisão cabe ao observador, se o objeto da arte é feliz, triste, velho, ou joven.
Sua  obra tem sido destaque em Roma, Miami, São Paulo, Madison (Wisconsin), Rio de Janeiro, Lisboa (Portugal).
Fontes de pesquisa:

Outras obras do artista:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário