Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Exposição “Tempo de Almanaque” Publicação do Jornal A Tribuna MT

Publicado  no Jornal A Tribuna MT, em 12 de abril de 2012   |   Fonte: Márcio Sodré
http://www.atribunamt.com.br/?p=101562&cpage=1#comment-55932

Exposição “Tempo de Almanaque” atrai estudantes do município












A exposição “Tempo de Almanaque”, realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em andamento no campus local da UFMT, tem recebido a visita de estudantes de Rondonópolis. Visando promover o conhecimento cultural dos seus alunos, a Escola Estadual “Professora Eunice Souza dos Santos”, no bairro Monte Líbano, também prestigiou a iniciativa. Ao todo, foram contemplados quatro turmas da Escola Eunice, totalizando em torno de 100 alunos do 7º ao 9º ano. Eles estiveram acompanhados das professoras Mayra, Angélica, Rosilene, Patrícia e Daniely, juntamente com o coordenador pedagógico Raimundo Soares.
A exposição “Tempo de Almanaque” foi produzida a partir da coleção de almanaques de farmácia da escritora Yasmin Nadaf, apresentando um panorama histórico dessas publicações. Os almanaques de farmácia foram editados no Brasil pela primeira vez no século XIX e chegavam até os lugares mais distantes do País. Além de serem um veículo de publicidade de medicamentos produzidos por laboratórios farmacêuticos tradicionais do mercado, também eram uma importante fonte de informação gratuita para a população rural e urbana.
Na oportunidade, o coordenador Raimundo Soares conta que os alunos puderam viajar pelo tempo e ficaram maravilhados com os almanaques expostos e disponíveis para leitura. Ele diz que foi uma grande descoberta para todos e que, após a apreciação das obras, os alunos ainda confeccionaram em grupo um pequeno almanaque com os materiais disponíveis. “Realmente foi uma verdadeira viagem ao mundo dos almanaques”, enfatiza o coordenador.
Os estudantes aprovaram a visita cultural. “Gostei muito de ir à exposição de almanaques. Achei muito interessante, foi uma experiência muito boa e vi também que a escrita antigamente era bem diferente da de hoje. Eu pretendo voltar lá mais vezes”, externou o aluno Lucas Wesley.
A coordenação da Escola Eunice deixou o agradecimento à equipe do Sesc, assim como ao professor da UFMT Laudenir Gonçalves pela boa recepção dada aos professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário