Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mahatma Gandhi.( Defensor da paz mundial e dos direitos humanos )Pequena Cronologia

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como "Mahatma" (grande alma) Gandhi, nasceu em 2 de outubro de 1869 na Índia ocidental.

Com 13 anos de  idade  foi casado com uma menina da mesma idade dele iniciando uma vida de sexual ativa.

Formou-se em direito em Londres em 1891. Retornou para a Índia a para  de praticar a advocacia.

Em 1893 foi para a África do Sul, também colônia britânica, onde iniciou o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.

Voltou novamente  à Índia  em 1914 e difundiu seu movimento, cujo objetivo principal era a resistência passiva. Negava a  colaboração com o domínio britânico e pregava a não violência como forma de luta.

Em 1922 Gandhi, organizou uma greve contra o aumento de impostos, na qual resultou a queima  de um posto policial por uma multidão.

Foi detido em  1924, declarou-se culpado e então é condenado à seis anos, mas conseguiu sair da prisão.

Em 1930 viajou para Londres  a fim de pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. Visita muitos bairros operários. Liderou uma grande  marcha para o mar, onde milhares de pessoas andaram mais de 320 quilômetros a pé, em protesto contra os impostos sobre o sal.

O governo inglês manda para Nova Delhi em 1942, Sir Stafford Cripps, com o objetivo de negociar com Gandhi. As propostas  apresentadas são inaceitáveis para Gandhi, pois o mesmo deseja uma  independência total. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil. Desta vez é preso e condenado a dois anos de cadeia. Quando Lord Louis Mountbatten torna-se vice-rei, aproxima-se de Gandhi e com isso nasce, entre os dois uma grande amizade.

No verão de 1947, a hostilidade entre hindus e muçulmanos atinge o auge do fanatismo. Muitas pessoas morreram. Os muçulmanos reivindicam um Estado independente, o Paquistão. Gandhi tenta restabelecer a paz dando início a uma décima-quinta greve de fome. Esse Grande  sacrifício pessoal de Gandhi faz com que a Índia conquistasse a sua independência, com isso é criado o Estado Muçulmano do Paquistão.

No dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi morre assassinado por um hindu com 78 anos. Mais de um milhão de indianos, compareceram ao seu funeral e as cinzas  do seu corpo foram lançadas às águas sagradas do Rio Jumna.

"Mahatma" Gandhi permanecerá, é considerado um dos grandes símbolos da resistência  da luta pela não-violência na humanidade.

Fote de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário