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segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Educação musical como elemento facilitador da alfabetização

Artigo Publicado no jornal A Tribuna-Mt, em 24 de junho de 2010 . 
Fonte: Raimundo Soares


A Educação Musical como

Elemento Facilitador da Alfabetização

Cantar e tocar educa e ensina. Quando ensinamos com alegria, amor e sabedoria, tornamos nosso ensino mais verdadeiro e produtivo. Em qualquer lugar pode ser realizado um trabalho musical com crianças; mas, afinal, ensinamos como deve ser feito? É preciso observar que num contexto geral, há algumas questões que são bem relevantes no que se diz ao ensino da música para crianças: Professores não capacitados, professores que não se especializam, professores sem conhecimento específico da área, professores que não recebem acompanhamento (por parte da entidade, igreja, escola, etc.)
Aulas improvisadas e despreparadas, falta de materiais apropriados (instrumentos, músicas, etc). O que fazer diante de um quadro desses? Como ensinar música para crianças? Como tornar nosso ensino mais brilhante, interessante e eficaz?
Um bom ensino de música visa fornecer informações concernentes a esses assuntos. Precisamos dar um direcionamento mais     objetivo e concreto quanto  a prática musical na sala de aula ou em outro lugar, principalmente na área da alfabetização, pois no mesmo, encontramos vários campos de influência: formação de palavras, manipulação de códigos gráficos da cultura escrita, manifestação das características culturais e na prática das atividades em grupo (auto conceito, respeito, atenção, regras, afetividade, percepção, socialização, etc.)
Muito além de formar músicos profissionais ou especialistas, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens, contribui para a sociabilidade e democratiza o acesso à arte.
Por isso, a partir de 2012, a música será conteúdo obrigatório para cumprir essa determinação em toda educação básica. É o que determina a Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
A questão em pauta é a seguinte: nossas escolas e entidades estão realmente preparadas para isso? Algumas indagações são   de grande importância  para se obter uma boa aula de arte ou música.
1-Sabemos realmente o que a LDB e PCN expressam e desejam alcançar com o ensino da música nas escolas? Colocamos em prática suas propostas?
2- Nossos professores de Arte e Música estão inseridos dentro desse contexto, dotados de conhecimentos específicos nessa área?
3- Que tipo de formação musical queremos que nossos alunos  adquiram-desenvolvam?
4- Nossas escolas estão preparadas para desenvolver tais atividades?
O que se deseja conseguir não é transformar a escola normal em uma escola de música, mas com a música, trabalhar na formação de vida e caráter  desses alunos, proporcionando um mundo diferente, experiências diferentes.
Rondonópolis já pode ser  considerada uma cidade privilegiada musicalmente. Muitos projetos sociais trabalham com a música, muitos desses oriundos do governo municipal, outros de entidades religiosas, Ongs e outros ainda de organizações privadas.
Mãos unidas resistem por mais tempo. A música transforma. Creio na possibilidade de uma transformação de valores e cultura em nossa cidade. Claro que uma planta não cresce da noite para dia. É preciso regar, adubar, podar… é um processo. Um processo que  traz benefícios a todos.
(*)  Raimundo Soares de Andrade. Pastor da Igreja de Deus,
Formado em Teologia e Música Sacra. Formado em Licenciatura Plena em Música.

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