Seguidores

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sala do Educador da Escola Eunice. Tema: Dislexia. Filme: Como estrelas da Terra – Toda criança é especial.

Sala do Educador da Escola Est. Eunice Souza dos Santos


Filme:
Como estrelas da Terra – Toda criança é especial.


Fonte da imagem: Google Imagens


 
Tema: Dislexia
REFLEXÕES:
1-O que é  DISLEXIA e quais as  consequências na vida de uma criança em fase de aprendizagem?
2-Como deve ser a postura da escola, professores, pais e colegas sobre aluno dislexico?
Resumo do filme :
Fonte de pesquisa do resumo( veja resumo completo no link abaixo
Aluna - Verônica Guedes
Atividade – Reconto do Filme: Como estrela na terra, toda criança é especial.

          O filme trata de um assunto muito delicado e importante, a dislexia. Nele é retrato a história de um menino indiano, Ishaan Awasthi, ele tem entre 8 e 9 anos de idade e já havia repetido o ano duas vezes. Ishaan tem muita dificuldade na escola, pois não consegue acompanhar seus colegas de classe nos estudos, com isto ele é taxado de burro, preguiçoso, indisciplinado, etc. Até seu pai o julga desta maneira. Certa vez seus pais foram chamados para uma reunião na escola onde seus professores fizeram absurdos comentários sobre ele e sérias reclamações. Assim seu pai decide manda-lo para um internato. Ishaan ficou muito triste com a decisão do pai. No internato sofre mais ainda com os pré-julgamentos de seus professores e colegas a seu respeito. Longe da família, ele se isola ainda mais perdendo totalmente a vontade de aprender e viver, refugiando-se num mundo de muita tristeza, dor e de falta de vontade de viver, mas sua sorte começa a mudar quando um novo professor de artes chega para substituir outro. Não demorou, para que ele (o professor) percebesse o que estava acontecendo com Ishaan, pois também sofreu com o mesmo problema. Prontamente se dedicou a ajudá-lo, e pouco a pouco Ishaan foi aprendendo e recuperando sua alegria e vontade de viver.
          O filme emociona, e   retrata o preconceito e marginalização de uma sociedade que exige beleza e perfeição intelectual em cima de quem não se enquadra nesse perfil. Faz-nos refletir sobre nossos atos para que não deixemos que nosso preconceito apague a estrela de uma criança especial.

ATIVIDADE
Postar um  breve comentário ( no blog da escola) acerca dos assuntos mais relevantes identificados por você no filme. Se possível, comente a relação  do assunto "dislexia "envolvendo:
a) Escola x Professor
b) Escola x Aluno
c) Escola x Pais
d) Professor x Aluno
Grato: Raimundo Soares de Andrade, 29/05/2012

5 comentários:

  1. Achei muito interessante e realista esse filme. Como educadores precisamos dar uma atenção especial devida ao aluno que necessita de tal ajuda, friso lembrar que somente um profissional específico pode fazer um diagnóstico preciso para identificar um aluno desléxico. Soares

    ResponderExcluir
  2. Também aprendi muito com o filme, consegui compreender mais sobre este grave problema, como ele afeta a criança e a sua auto-estima. O nosso olhar para estes casos requer paciência, compreensão e auxílio das pessoas que convivem com a criança, pois ela possui outras capacidades que precisam ser exploradas e pais, educadores e as políticas públicas precisam entender que a situação vai além dos portões da escola. Somente um trabalho coletivo e com amor poderá transformar estas crianças em estrelas da terra.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste filme. Além de falar sobre a dislexia, que é o foco principal, ele aborda outros temas interessantes como as relações afetivas, sociais e artísticas. Percebe-se que tanto os sistemas de ensino como a família falharam com o garotinho, tachando-o de preguiçoso e incompetente, pois foram incapazes de descobrir o verdadeiro motivo de suas dificuldades. Antes da chegada do professor, que o traz de volta à vida através da arte e da sua dedicação, o sofrimento do garoto é descomunal.
    Felizmente, o filme teve um final emocionante, uma vez que seu professor acreditou que “como estrela na terra, toda criança é especial”. Oxalá todos os educadores possam acreditar nisso!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do filme pois nele pdemos observar que nem todos os alunos são iguais. e nem todos os educadores são iguais também. Existem muitos alunos dislexos e muitos educadores não conseguem diagnosticar tais problemas dificultando e prejudicando o aprendizado do mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Este filme é muito interessante. Penso que todos os profissionais da educação deveriam assisti-lo para que sempre se lembrem de que cada aluno tem suas individualidades. Enquanto educadores, não podemos rotular nossos alunos em relação a sua dificuldade de aprendizagem, uma vez que esta pode ser um problema que nem sempre conseguimos diagnosticar de imediato. Como destaca Emília Ferreiro em sua obra, Reflexões sobre alfabetização, não há um método 100% eficaz para alfabetizar, mas o que podemos fazer é uma reflexão e repensar a nossa prática educativa. A autora salienta a necessidade de transferir a concepção de “como se ensina” para “como se aprende”. E aí professores, o que acham? Vamos nos colocar no lugar de nossos alunos. Como aprendemos a ler e escrever? Será que foi um processo tranquilo em nossa infância? Agora, imagine para um aluno com dislexia como é retratado no filme. Vamos pensar mais com nossos alunos e não pensar para eles. Um sonho distante, mas que juntos podemos realizá-lo.

    ResponderExcluir