Joabe Tavares de Souza, (Joabe o Poeta) é portador de deficiência física, é brasileiro, nascido no dia cinco do mês de janeiro do ano de um mil e novecentos e setenta e quatro em Rondonópolis –Mato Grosso. É o caçula entre seis filhos de dois migrantes nordestinos. Ela, Maria Tavares da Conceição teve como profissão a de costureira, uma mulher e mãe guerreira. Ele Manuel Cazuza de Souza, exerceu por muito tempo a profissão de corretor, um pai ausente, mas, um homem de espírito desbravador.
Desde o seu nascimento, vem superando obstáculos e ocupando, passo a passo, o seu lugar no mundo, adaptando-se á diversas situações em seus respectivos momentos. Na sua infância, residiu juntamente com sua família próximo de onde é hoje a Arte Vidro, no bairro Santa Cruz em Rondonópolis. Ali viveu com muita intensidade. Foi ainda nesta época e local, que na sua infância passou a freqüentar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, de 1984 a 1989 onde foi alfabetizado, e em dezembro de 1989 deixou de freqüentá-la por motivos familiares.
Um ano depois, seus pais por razões conjugais, separam-se. Ele, um irmão e mais três sobrinhos acompanharam a mãe, assim, passaram a morar em outro bairro, este por nome de Monte Líbano naquela época era uma região periférica da cidade.
Neste momento, começava um período que o autor considera de isolamento em sua vida, pois além das mudanças que acabara de ocorrer com eles, no cenário político econômico nacional, passava-se por uma turbulência de inflação e para compor esse quadro de incerteza, entrava em operação o plano Collor.
De 1989 a 2001, foram onze longos anos que estivera fora das salas de aulas, guardando no seu íntimo o sonho de retornar aos estudos, e dessa forma voltar a sentir-se útil, tornando um agente não só da sua própria história, mas também da história da sociedade da qual faz parte, demarcando assim, o seu lugar nela. O próprio autor afirma que no ambiente escolar ele sempre poderia se sentir livre para expressar sua forma de pensar sem ter por perto o olhar de menos entendimento da mãe que por vezes não compreendia a elevação dos seus pensamentos. Retornou a escola em 2001 na Escola Estadual Professora Eunice Souza dos Santos na 4ª série, vindo a concluir a 8ª série do ensino fundamental no ano de 2004.
Sua trajetória de estudante é uma história de superação. Não pela fato da sua condição física , mas pelo desafio que considera através da educação inclusiva, sabendo que em nosso país e no mundo, onde ainda não existe com clareza o que é a inclusão, que embora fazendo parte dos discursos demagógicos de alguns, que em período eleitoral, o usam como chavões para conquistar votos das pessoas menos esclarecidas.
Ao terminar o ensino fundamental, Joabe não ficou estacionado no acostamento diante do sinal verde esperando as oportunidades surgirem. Então elegeu como meta, outro desafio, o Ensino Médio, que iniciou e concluiu na Escola Estadual LA SALLE durante os anos de 2005 a 2007. Foi nessa escola, que no dia 17 de setembro, às nove horas daquela manhã do ano de 2007 o autor lançou o seu 1º livro de poesias com o título: “Minhas poesias, doces palavras amor”
Curiosidades sobre Joabe:
Atividade Cultural que exerce Teatro, Música, Fotografia, Cinema e Video, Literatura (poesia livro e leitura), Culturas Populares (Festas e Brincadeiras), Patrimônio (história e memória), Gestão Cultural, Comunicação (Publicações Rádio TV Internet), Produção Cultural, Outros.
Realiza Atividades culturais para as seguintes faixas etárias:
Criança, Juventude, Adultos, Terceira Idade, Necessidades Especiais
Joabe formou-se em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Mato Grosso no ano de 2011 em Rondonópolis-MT e atualmente(2012) faz Especialização em História da América Latina Contemporânea pela mesma universidade.
OBS: Por ser um ex-aluno da Escola Eunice, Joabe é um referencial de vida para todos nós.
Pesquisar Mais:
Blog do Joabe
http://joabeopoetahistoriador.blogspot.com.br/
Facebook
http://www.facebook.com/pages/Joabe-Tavares-de-Souza-o-Poeta/131405420299459
Rede Cultura
http://redecultura.ning.com/profiles/blogs/joabe-o-poeta-1
Beco do Poestas
http://www.becodospoetas.com.br/profile/JoabeTavaresdeSouzaJP
Clube de Autores
http://clubedeautores.ning.com/profile/JoabeTavaresdeSouzaJP
Recanto das Letras
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=75612
POESIA
Azaleias, Margaridas e Jasmins
OBS: Por ser um ex-aluno da Escola Eunice, Joabe é um referencial de vida para todos nós.
Pesquisar Mais:
Blog do Joabe
http://joabeopoetahistoriador.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/pages/Joabe-Tavares-de-Souza-o-Poeta/131405420299459
Rede Cultura
http://redecultura.ning.com/profiles/blogs/joabe-o-poeta-1
Beco do Poestas
http://www.becodospoetas.com.br/profile/JoabeTavaresdeSouzaJP
Clube de Autores
http://clubedeautores.ning.com/profile/JoabeTavaresdeSouzaJP
Recanto das Letras
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=75612
POESIA
Azaleias, Margaridas e Jasmins
Cultivos aqui no meu jardim
Algumas espécies de fores,
Que simbolizam em mim
Alguns dos meus amores.
Como as azaleias e margaridas
Que exalam os seus perfumes,
Contando as minhas histórias
Que em grandes paixões resume-se.
As azaleias sempre me encantam
E as margaridas me enlouquecem,
Uma por ser magnificamente lida
E a outra por assim ser provocante.
E como este ornamentado jardim
Retrata grande parte de mim,
Momentos, canções e coisas assim
Então que as flores digam tudo de mim.
E bem no centro deste mesmo jardim
Vê-se um lindo branco ramo de jasmim,
Onde todos os meus sonhos se guardam
Desejos meus que nunca terão fim.
Azaleias, margaridas e jasmins
São segredos da minha alma,
Lugar onde meus sonhos caminham
Viva Fonte de minha calma.
E eu te dou um ramo de jasmim,
E nele um sorriso doce assim.
Dizendo que ainda te amo
Pois o seu nome eu chamo.
Autor: Joabe Tavares de Souza – Joabe o Poeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário